Mutatis Mutandis #14: Estratégia.

Mais de duzentos anos antes de Cristo, o sol se punha em Canas e 76 mil soldados romanos estavam mortos sobre o chão. Dos pouco mais de 10 mil sobreviventes, muitos estavam gravemente feridos. Assim, Aníbal Barca entrava para a história fazendo com que seus aproximadamente 50 mil soldados vencessem o maior exército romano já criado até aquele momento. Tal como Aníbal ganhou uma das mais celebres batalhas de todos os tempos mesmo tendo uma desvantagem de 2 para 1, há na história outros registros de pequenas tropas vencendo poderosos exércitos. Como isso é possível? A resposta é invariável: graças ao uso da estratégia. No caso de Aníbal, ele usou os recursos que possuía com mais sabedoria que o opulento exército romano, bem como fez o adversário crer que estava ganhando a batalha para redobrar seus esforços, diluindo as tropas e facilitando o massacre. Os desafios da vida que exigem planejamento de médio e longo prazo, como regra, têm de ser construídos, avaliados e reavaliados estrategicamente. É necessário conhecer seus pontos fortes, fracos, as formas que rendem mais, os caminhos que facilitarão a jornada e integrar tudo isso com muita logística, além de reavaliar periodicamente a estratégia, reforçar os pontos que estão funcionando e fazer adaptações naquilo que não está rendendo o esperado. Na Administração de Empresas, uma das formas mais simples de começar a pensar estrategicamente é realizar uma “análise SOWT”, que consiste em analisar Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças da empresa. Antes de traçar seu planejamento e suas metas, de estabelecer seu modus operandi, você pode rapidamente realizar uma análise SOWT de si mesmo. Essa simples atividade já vai ajudar a modelar uma estratégia mais adequada a sua realidade para mudar o que precisa ser mudado. Texto do @proffilippeaugusto. Amanhã o mutatis #15 #mutatismudandis

0 0 vote
Article Rating

# Ação 14:

1 - Crie um Grupo de Estudos.
2 - Não precisa ser um grupo de estudos para todos os dias, mas um grupo para o estudo em dias difíceis (final de semana, por exemplo) ajuda muito.
3 - Busque para esse grupo pessoas que estejam em nível semelhante ou melhor que o seu e sejam verdadeiramente comprometidas com a aprovação. O objetivo é um ajudar o outro e não tudo acabar em festa (pelo menos, não antes de a meta do dia estar concluída).
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x