Mutatis Mutandis #11: Resiliência 1.

“Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos”. (Hebreus 11.34). Resiliência é uma palavra que tem origem no latim, deriva de “resiliens”, que significa “voltar ao estado normal”. Segundo o dicionário, resiliência possui dois sentidos: na física, diz respeito à elasticidade que faz com que certos corpos que sofrem o influxo de forças e de pressão voltem a sua forma original. Trata-se do conceito concreto de resiliência. Há ainda o sentido abstrato ou psicológico, que é a capacidade de rápida adaptação ou recuperação diante de situações de adversidade. Joana fez três provas em quatro meses. Joana não passou em nenhuma e, em algumas, ela teve um resultado muito pior do que o esperado. Joana tem tido dificuldade para se concentrar e problemas na família têm gerado obstáculos para que ela estude como gostaria. Ela queria fazer um outro concurso este mês, mas era em um estado mais distante, a passagem estava cara, faltou dinheiro em casa, Joana não conseguiu ir fazer essa prova. Joana não desiste! Joana pode mudar de estratégia, pode se adaptar ao momento de dificuldade, mas ela não vai desistir. Joana é uma pessoa resiliente! Alguns estudos na área de Administração de Empresas mostram que pessoas jovens têm dificuldade de serem resilientes, pois essa é uma capacidade que necessita ser forjada diante de experiências práticas. Pois bem, se é assim, a área dos concursos públicos é uma em que mesmo pessoas jovens são expostas a muitas experiências que vão talhando espíritos resilientes. É necessário, todavia, força interior e inteligência para isso e, quanto mais rápido a pessoa desenvolve essa habilidade, maior sua chance de sucesso. A questão que se impõe é: Como ser (mais) resiliente? Vamos buscar respostas a essa questão adiante e sempre mudando o que precisa ser mudado. Texto do @proffilippeaugusto. Amanhã o mutatis #12 #mutatismudandis

0 0 vote
Article Rating

#Ação 11:

1 - Tente estudar o que mais cai em prova;
2 - Para saber o que mais cai em prova, você tem de resolver muitas questões, principalmente, de provas anteriores do concurso que você mais deseja.
3 - Faça um caderno de erros, ou seja, vá sempre anotando aqueles temas que você errou, pois escrever faz com que você grave melhor na memória.
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x