Mutatis Mutandis #10: Obstáculos à Consciência.

“Precisamos saber de que forma fomos contaminados pelo medo; de que forma nossa confiança natural se transformou em desconfiança.” (Siri Prem Baba). Assim como o autoconhecimento é algo necessário para a mudança de perspectiva de vida, de hábitos, para a gestão das emoções, para conhecer os propósitos, para fazer o que você acredita que vai te fazer “ser mais”; também é necessário saber que há obstáculos e forças que vão sempre tentar nos impedir de alcançar este autoconhecimento. Sidarta Gautama sustentava que o ser humano tende ao “apego” a “egoísmos” e à “busca por satisfação”. A vida voltada apenas a esses “apegos” ilusórios e passageiros tende a ser permeada por sofrimento. A ideia não é que cada indivíduo negue sua existência ou identidade pessoal. Essa filosofia, muito pelo contrário, propõe um caminho de equilíbrio e meio termo, o que se estimula é o autoconhecimento e a busca pela felicidade por meio da negação desses apegos do ego(ísmo). Não à toa, os primeiros passos propostos nessa direção são a “consciência correta” e a “ação correta”. Em termos filosóficos, é basicamente um código de ética que nos ajuda a caminhar em direção a algo que realmente nos traga plenitude interior e não seja apenas uma ilusão do mundo mesquinho em que vivemos. Essas ilusões são os grandes obstáculos à consciência (o autoconhecimento): medo; compulsão materialista; dependência sentimental; a máscara social etc. Muito provavelmente a maior dificuldade em busca de uma forte autoconsciência serão esses obstáculos. Além disso, não há uma vitória total. Esse é um trabalho de reflexão diária, de um permanente questionar-se sobre o que realmente importa. Viver de forma plena certamente envolve refletir para não dedicar a vida apenas a esses aspectos supérfluos. #mutatismutandis

0 0 vote
Article Rating

#Ação 10:

1 - Força! Não é hora de esmorecer.
2 - Pode ser que você esteja começando a sentir um cansaço ou desestímulo no estudo. Se isso estiver acontecendo, pense naquilo que te motivou a começar.
3 - Para momentos de muito cansaço, recomenda-se uma troca de matérias ou apelar para a matéria de maior predileção. O importante é não parar de estudar e seguir sempre em frente.
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x